Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AINDA HÁ TEMPO DE SER CRIANÇA?
Lucas Vargas Bozzato, Ricardo Rezer, Andrize Ramires Costa

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir acerca do direito e da importância do tempo das infâncias em um contexto em que seus sentidos e significados vem sendo colonizados pela lógica do mundo adulto. Para tal, abordamos questões sobre o tempo, o brincar e o se-movimentar, de forma articulada à infância. Entendemos que o apressamento do tempo que impacta na vida das crianças deve ser repensado com urgência, para que as mesmas possam exercer, através de suas subjetividades, seu livre brincar e se-movimentar.

Referências


COSTA, A. R.; KUNZ, E. O “Brincar e Se-movimentar” como base teórico-filosófica para a compreensão do ser criança. In: HERMIDA, J. F., BARRETO, S. J. (Org.) EDUCAÇÃO INFANTIL: temas em debate. João Pessoa, Editora Universitária da UFPB, 2013. p. 51-74.

COSTA, A. R.; KUHN, R.; ILHA, F. R. S. O GOVERNO DOS CORPOS E A REGULAÇÃO DAS LIBERDADES INFANTIS. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 25, p. 25083, 2019.

CUNHA, A. C.; COSTA, A. R.; KUHN, R. Entre o tempo dos relógios e o tempo fenomenológico: a criança e o brincar. Revista Internacional de Deportes Colectivos. 19, 138-150, 2014

DE SOUZA, C. A.; DONADEL, T. B.; KUNZ, E. Sobre como tolhemos a curiosidade das crianças. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 192-204, 2017

ELIAS, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FERNANDES, R.; MIGNOT, A. C. V. (Orgs.) O tempo na escola. Porto: Profedições, Ida, 2008.

HONORÉ, C. Devagar. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

KUNZ, E. Educação Física: a questão da Educação Infantil. In: GRUNENNVALDT, J. T.; SCHNEIDER, O.; KUHN, R., RIBEIRO, S.D.D (Org.). Educação Física, esporte e sociedade: temas emergentes. Aracajú: Editora da UFS, 2007. p.7-22.

KUNZ, E. Educação física: ensino e mudanças. 3ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2012

MATURANA, H; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado á democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

Texto completo: PDF