Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CORPO NOS ESTUDOS DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA
Jonathan Stroher, Beleni Saléte Grando

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Fundamentado na pesquisa bibliográfica o presente texto tem como objetivo apresentar o conceito de Catherine Walsh sobre interculturalidade crítica, articulando-o ao olhar socioantropológico de estudos do corpo. Compreende-se o corpo moldado pela colonialidade e atravessado pela noção de interculturalidade funcional, o que o mantém na hierarquia colonial-racial, enquanto o projeto de interculturalidade crítica busca decoloniza-lo a partir da compreensão de si no contexto social.

Referências


GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, São Paulo, 2006.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 2. Ed. Tradução de Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ. Vozes, 2007.
LÓPEZ, L. C. O corpo colonial e as políticas e poéticas da diáspora para compreender as mobilizações afro-latino-americanas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 301-330, jan./jun. 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/horizontes/933. Acesso: 19 abr. 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Coleção Sur Sur, Buenos Aires: CLACSO. set. 2005, p. 227-280.
WALSH, C. (De)construir la interculturalidad. Consideraciones críticas desde la política, la colonialidad y los movimientos indígenas y negros en el Ecuador. In: FULLER, N. (Org.). Interculturalidad y política. Desafíos y posibilidades. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales, 2002. p. 115-142.
WALSH, C. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, Medelín-Colômbia, v. 19, n. 48, p. 25-35, mai./ago. 2007. Disponível em: https://www.flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1265909654.interculturalidad__colonialidad_y_educacion_0.pdf Acesso: 09 jun. 2020.
WALSH, C. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa, Bogotá - Colômbia, n. 9, p. 131-152, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=39600909 Acesso: 30 nov. 2019.
WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412 Acesso: 24 nov. 2019.
WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. (org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. 7 Letras. Rio de Janeiro. 2009, p.12-42.

Texto completo: PDF