Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Laura Helmer Trindade, Luísa Helmer Trindade, Alexandre Freitas Marchiori

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Analisa o material didático-pedagógico produzido no curso Formação Continuada com Professores de Educação Física (EF) que atuam na Educação Infantil (EI) de Vitória/ES. Trata-se de uma pesquisa documental, que identifica no material a concepção de infância, de EF e a dinâmica curricular da EI assumidas na formação continuada. Os professores reconheceram e valorizaram as agências das crianças, retirando-as da condição de subalternidade em relação aos adultos.

PALAVRAS-CHAVE: educação infantil; educação física; formação continuada.

Referências


ALVES, N. G. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, R. L. (org.). Diálogos cotidianos. Petrópolis, RJ: DPA et al. 2010. p. 67-80.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Revista e atualizada. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. O livro didático na educação física escolar: visão de professores e alunos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, jul./set. 2017.
BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. 19. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
CÔCO, V. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba: CRV, 2014.
DELALANDE, J. Le concept d‟enfant acteur est-il dejá perimé? Reflexions sur des ouvertures possibles pour um concept toujours a questionner. AnthropoChildren, Liege, n. 4, p. 1-8, jan. 2014.
MARCHIORI, A.; TRINDADE, L. H.; MELLO, A. S. As práticas de escrita na formação continuada de professores que atuam na educação infantil. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e299973841, 2020.
TAHARA, A. K.; DARIDO, S. C.; BAHIAX, C. S. Materiais didáticos e a educação física escolar. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas/SP, v. 15, n. 1, p. 368-379, jul./set. 2017.
VITÓRIA. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória/ES. Vitória: Secretaria de Educação de Vitória, 2020.

Texto completo: PDF