Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GINÁSTICA: UMA PROPOSTA DE MICROCURRICULARIDADE
Marina Ferreira de Souza Antunes, Natalia Justino Batista, Rita de Cássia Fernandes Miranda, Sara da Silva Caixeta, Gislene Alves do Amaral

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Apresenta uma proposta de microcurricularidade, numa perspectiva das pedagogias críticas, abordando o tema ginástica do 1º ao 5º ano. Elaborada no contexto de formação continuada de professores/as a partir de inquietações sobre como tratar o tema ginástica para superar dificuldades conceituais de estudantes. Isso possibilita que estudantes compreendam a dinâmica do fenômeno e que professores/as se tornem autores/as de sua prática pedagógica.

Referências


AMARAL, G. A. Planejamento de Currículo na Educação Física: possibilidades de um projeto coletivo para as escolas públicas de Uberlândia, Minas Gerais. São Paulo: Dissertação de Mestrado, PUC-SP, 2003.

AMARAL, G. A. A produção de instrumentos de planejamento: um projeto coletivo para transformação da prática docente. Anais... XVII Congresso Brasileiro de Ciências do esporte/IV Congresso internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre, 11 a 16 de setembro de 2011.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

COSTA, A.R. et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Conexões, Campinas, SP v. 14 n. 4 p. 76-96 out./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 de mar. 2021.

MUÑOZ PALAFOX, Gabriel Humberto. Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa. 2001. 265 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: . Acesso em: 17 de maio 2021.

PAOLIELLO, E. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. – 6 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 2013.
SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. (2007). A ginástica vai à escola. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 131-150, setembro/dezembro de 2007. Disponível em: . Acesso em 13 de mar. 2021.

SOUZA, E. P. M. de. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas-SP, 1997. Disponível em: . Acesso em: 13 de mar. 2021

Texto completo: PDF