Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRINCÍPIOS DE REFLEXIVIDADE
Camila de Assis Carvalho, Doiara Silva dos Santos

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O objetivo é discutir princípios da reflexividade do sujeito professor a partir da participação de uma professora em formação no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo de Educação Física. A partir do conhecimento na ação e da reflexão na ação, notou-se que a apropriação de saberes do currículo de formação é, ao mesmo tempo, potencializada pela experiência e ensejadora de questionamentos, constituindo-se em materialidade neste trabalho a reflexão sobre a reflexão na ação.

Referências


BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 10 março 2019.

DARIDO, S.C.; JUNIOR, O.M.S. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola. 6.ed. Campinas: Editora Papirus, 2010.

FAGUNDES, TATIANA BEZERRA. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v.21, n. 65, p. 281-298, Junho, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2008.

Texto completo: PDF