Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ELASTICIDADE SEMÂNTICA DO FENÔMENO ESPORTIVO: PERSPECTIVAS DE ATORES SOCIAIS DOS E-SPORTS
Doiara Silva dos Santos, Clarisse Silva Caetano

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo é analisar sentidos e significados da cibercultura esportiva para atores sociais implicados no universo dos e-sports. Foram entrevistados, por meio eletrônico, ciberatletas e streamers de e-sports. Notou-se o potencial de novas fronteiras relacionadas à elasticidade semântica do fenômeno esportivo, bem como a reprodução de estereótipos e preconceitos dos esportes tradicionais no ciberespaço tangenciando, por exemplo, profissionalização e gênero.

Referências


BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

GAMA, D. R. Ciberatletas, Cibercultura e Jogos Digitais: Considerações Epistemológicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 2, p. 163-177, jan. 2005.

LEVY, P. Cibercultura. (6ª ed.). São Paulo: Editora 34,1999.

QUEIRÓS, P. M. L. Para um novo enquadramento axiológico na participação de crianças e jovens no desporto. In: GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, G. (Orgs.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

Texto completo: PDF