Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PANDEMIA, TWITTER E O POSICIONAMENTO SOCIOPOLÍTICO DE ATLETAS E EX-ATLETAS
Doiara Silva dos Santos, Clarisse Silva Caetano, Thalia Miranda Rufino

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a participação social e/ou posicionamento sociopolítico de atletas e ex-atletas brasileiros sobre o cenário pandêmico covid-19. Procedeu-se uma netnografia no twitter e análise do discurso. Nos resultados parciais, entre atletas em atividade predominam discursos articulados à promoção e realização de ações como forma de potencializar sua imagem positiva. Ex-atletas demonstram opiniões sobre o contexto sociopolítico e a pandemia, para além do campo esportivo

Referências


CASTELLS, M. Communication Power. New York: Oxford University Press, 2009.

COMM, J. O poder do twitter: estratégias para dominar seu mercado e atingir seus objetivos com um tweet por vez. São Paulo: Gente, 2009.
GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p.244-270.
MAYFIELD, A. What is social media? New York: iCrossing, 2008.
SILVA, S.A. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. In: Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 339-342, 2015.

Texto completo: PDF