Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
LAZER, JUVENTUDES E SOCIABILIDADES EM OURO PRETO: APROPRIAÇÕES DE ESPAÇOS PARA ALÉM DO CENTRO HISTÓRICO
Denise Falcão, Yana Santa Cecília Marques, Pedro Henriky Assis

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


A partir da cartografia social das experiências de lazer dos jovens ouro-pretanos, buscou-se compreender as possíveis experiências de alteridade e de sociabilidades nas ocupações dos espaços públicos fora do centro histórico. De natureza qualitativa essa pesquisa adentra ao universo da juventude ouro-pretana investigando os processos relacionais, os traços identitários, o pertencimento e o engajamento com micropolíticas sociais a partir dos lazeres que esses jovens se envolvem.

Referências


AUGOYARD, Jean-François. Vers une esthétique des Ambiances. In: AMPHOUX, Pascal; THIBAUD, Jean-Paul et CHELKOFF, Gregoire. Ambiances en Débat. Bernin: À La Crossier, 2004.

BRENNER, A.; DAYRELL, J.; CARRANO, P. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H.; BRANCO, P. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.I. São Paulo: Ed.34, 1995.

DELGADO, Manuel. O Espaço Público como Representação. Espaço urbano e espaço social em Henri Lefebvre. Revista Punkto. Porto. Portugal, 2014.

FALCÃO, D. Trabalho e lazer de músicos de rua em cidades turísticas: migrantes que vivem dessa arte em Barcelona e no Rio de Janeiro. Caderno Virtual de Turismo, 19(2), 2019.

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. In: Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n.1, 2014.

LEFEBVRE, Henri. The production of space. Oxford: Blackwell, 1992.

LIPOVETSKY, Gilles. & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2003.

Texto completo: PDF