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CURSO DE EXTENSÃO EM PRÁTICAS DE AVENTURA NA ESCOLA
Gabriela Conceição de Souza, Israel Souza, Leandro Gouveia Almeida

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


INTRODUÇÃO
Neste relato de experiência vamos expor o Curso de Extensão em Práticas de Aventura (PA) na Escola, do Instituo Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que teve duração de 30 horas, ofertado no ano de 2020.
O curso foi transmitido pelo canal de YouTube do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Corporais, Escola e Sociedade (NEPCEES), e contou com a participação de três bolsistas do ensino médio.
O curso teve 217 inscritos de diferentes Regiões do Brasil, dentre eles, 46,5% eram docentes de Educação Física, 40% de estudantes de Educação Física e o restante, 13,5% estavam distribuídos entre estudantes de graduação em outras áreas.

O CURSO DE PA NA ESCOLA
O curso foi ministrado de setembro a novembro de 2020 com duração de 2h semanais.
No início do curso foram apresentados os professores envolvidos na organização, assim como seus projetos de extensão desenvolvidos desde 2015.
Do 2º encontro ao 10º docentes-pesquisadores foram convidados (BANDEIRA, 2016; DIAS, 2009; PEREIRA, 2010; FIGUEIREDO, 2012; KUNREUTHER, 2011; SILVA et al, 2020; PORRETI et al, 2020; ALVES et al, 2018. SOUZA et al, 2019; CÂNDIDO et al, 2019; SILVA, 2020; MARTINS, 2016; HADDAD, 2009; SOUSA, 2016) expuseram suas pesquisas e oportunizaram os inscritos a debater sobre suas práticas e investigações acerca da PA no contexto formal e informal de educação.
Do 11º encontro ao 13º foram realizados debates sobre avaliação nas PA.
Ao final os participantes receberam um formulário e destes, 98% mostrou ter ficado plenamente satisfeitos com o curso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fica evidenciada a tríade ensino-pesquisa-extensao, pois houve procura por parte de professores na busca por capacitação, assim como as pesquisas geradas pelos palestrantes serviram de subsidios para que estes professores pudessem melhorar sua prática no chão da escola.

Referências


ALVES, M. et al. Educação física escolar, a prática de esportes de aventura e a noção de risco calculado. Rev. da Educação da UFPI, ano 23, n. 38, jan/jul., 2018

BANDEIRA, M. M. Políticas públicas para o lazer de aventura: entre esporte e turismo, fomento e controle do risco. Tese (doutorado) - Unicamp, 2016

CÂNDIDO, C. M. et al Corrida de Orientação numa escola pública de Resende: Primeiras aproximações. Anais do XIII Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, 2019

DIAS, C. A. G.; ALVES Jr., E. (org.) Em busca de aventura: múltiplos olhares sobre esporte, lazer e natureza. Niterói: EdUFF, 2009

FIGUEIREDO, J. P. Atitudes de condutores de atividades de aventura e a perspectiva de disseminação da sensibilização ambiental. Dissertação (Mestrado) - UNESP, 2012.

HADDAD, T. B. Surfe e educação física: em busca do equilíbrio físico e Emocional. Anais do IV Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura “Nas Trilhas do Conhecimento Sobre Aventura”, Mucugê/BA., p. 150-155, julho, 2009

MARTINS, C. A prática de esportes de aventura na escola e o risco calculado: manual sobre as normas de segurança. UniFOA. Dissertação (Mestrado) – UniFOA, 2016

PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I. Pedagogia da aventura: os esportes de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2010

PORRETTI, M. F. et al Montanhismo: um relato de experiência da interdisciplinaridade entre educação física e geografia. Cad. De Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n 1, p 61-67, jan/abr., 2020

SILVA, M. C. Aplicabilidade da prática corporal “esporte orientação” no espaço escolar. Dissertação (mestrado) UNESP, 2020

SILVA, A. M. et al. Educação Física na BNCC: uma análise da proposta preliminar do documento curricular do Estado do Rio de Janeiro. Educação em Revista, Marília, v.21, n. 02, p. 137-150, 2020

SOUSA, D. Q. Esporte de aventura na escola: possibilidades de diálogo com a mídia-educação. Dissertação (mestrado) - UFRN, Natal, 2016

SOUZA, G. C. et al. Projeto de Extensão Corrida de Orientação: Natureza e Ação Do IFRJ. Anais XXI CONBRACE/VII CONICE, 2019.

KUNREUTHER, F. T. Educação ao ar livre pela aventura: o papel da experiência e o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. Dissertação (Mestrado), USP, 2011.

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