Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Projetos Sociais Esportivos da Cidade de Rio Grande-RS: uma aproximação a partir da sociologia do esporte
Leonardo de Souza Rodrigues, Billy Graeff Bastos

Última alteração: 2021-07-07

Resumo


INTRODUÇÃO
Tendo em vista a grande disseminação do esporte como política social, Kidd (2008) defende que a área dos projetos sociais esportivos (PSEs) pode ser considerada um movimento social. Assim, ressalta a ampla aparição do esporte recentemente como ferramenta de promoção de desenvolvimento social, principalmente em comunidades em situação de vulnerabilidade.
Destarte, tem sido cada vez mais frequente a aparição do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, um setor de grande importância no crescimento do esporte em políticas sociais e vêm sendo reconhecido e apoiado tanto politicamente quanto financeiramente pelas Nações Unidas, União Europeia e muitos outros governos nacionais (GIULIANOTTI, 2010, GADAIS; BAPTISTA, 2019). No Brasil, é evidente a gama de PSEs patrocinados por instituições governamentais, empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs) ou organizações da sociedade civil que apresentam como seus principais alvos crianças e adolescentes que vivem em comunidades afetadas pela exclusão social, pobreza, criminalidade e uso/tráfico de drogas, visando a garantia dos direitos e mudança de certas realidades sociais (GUEDES et al., 2006, TRINDADE et al., 2016). Por sua vez, o presente estudo busca discutir e analisar esses projetos, aproximando-os da sociologia do esporte, sobretudo, do campo esportivo de Bourdieu (1983).

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
- Analisar os projetos sociais esportivos da cidade de Rio Grande – RS, buscando identificar seus objetivos e metodologias.
Objetivos Específicos:
- Identificar os objetivos dos projetos sociais esportivos na cidade de Rio Grande – RS;
- Investigar as metodologias que embasam os projetos sociais esportivos;
- Cotejar os objetivos e as metodologias dos PSEs estudados.

METODOLOGIA
Este é um estudo qualitativo que incluirá a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas online. Para a análise dos dados coletados será aplicada a Análise Temática proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke, levando em consideração a capacidade desse método para “identificar, analisar, interpretar, refinar e relatar padrões (temas) a partir de dados qualitativos” (SOUZA, 2019, p. 2). As entrevistas serão direcionadas a representantes de diferentes projetos sociais esportivos da cidade do Rio Grande – RS, os quais já foram pré-estabelecidos a partir de uma comunicação com a Secretaria de Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pesquisa encontra-se em andamento e está no processo de revisão de literatura. Portanto, a partir da coleta de dados prevista para o segundo semestre do ano de 2021 aliada à sua sistematização e conseguinte análise, espera-se que seja possível cotejar os objetivos e metodologias dos projetos sociais esportivos investigados a fim de discutir o esporte enquanto instrumento de políticas sociais nas quais inúmeras instituições governamentais e não governamentais vêm promovendo.

Referências


BOURDIEU, P. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. p. 136-153.

GADAIS, T.; BAPTISTA, C. O Que é o Desporto Para o Desenvolvimento e a Paz? In: BETTINE, M.; GUTIERREZ, G. L. (org.). Esporte e sociedade: um olhar a partir da globalização. São Paulo: Iea-Usp, 2019. Cap. 6. p. 270-289. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2021.

GIULIANOTTI, R. The Sport, Development and Peace Sector: a model of four social policy domains. Journal Of Social Policy, [S.L.], v. 40, n. 4, p. 757-776, 31 dez. 2010. Cambridge University Press (CUP). .

GUEDES, S. L. et al. PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: notas de pesquisa. In: USOS DO PASSADO, 12., 2006, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Regional de História-Anpuh-Rio. Rio de Janeiro: Anpuh Rio de Janeiro, 2006. p. 1-10.

KIDD, Bruce. A new social movement: Sport for development and peace. Sport in Society, v. 11, n. 4, p. 370–380, 2008.

RODRIGUES, A. L. A Desportivização das Políticas Sociais para a Juventude: Discursos Salvacionistas e Práticas Compensatórias. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SOUZA, L. K. de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2021.

TRINDADE, N. V. et al. A “CAIXA BRANCA” DOS PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: apontamentos preliminares sobre a avaliação do instituto compartilhar pr. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 8., 2016, Criciúma. Anais do VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Criciúma: Cbce, 2016. p. 1-14.

Texto completo: PDF