Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES HISTÓRICO-CRÍTICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Caio Henrique Caldato Ferreira, Lucas André Teixeira

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Pretende-se abordar o trabalho educativo desenvolvido nas aulas de Educação Física na educação infantil acerca dos movimentos básicos do ser humano na pré-história. O objetivo é compreender como os conteúdos escolares da Educação Física contribuem para o desenvolvimento humano a partir de um processo de ensino intencional e diretivo que incorpora uma perspectiva histórica. Defende-se que a educação escolar deve proporcionar o acesso as objetivações humanas constituídas histórica e coletivamente.

Referências


DUARTE, L. C. M. Desafios da formação humana ominlateral na educação infantil: um estudo da realidade educacional cubana. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, p. 26. 2018.

DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da
formação do indivíduo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. A Educação Escolar e a Teoria das Esferas de Objetivação do Gênero Humano. Florianópolis, Perspectiva, 1993, vol. 11, n. 19, p. 67-80.

ESCOBAR, M. O. Entrevista. In: SOARES C. L et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012, p. 121-133.

LAVOURA, T. N. Natureza e especificidade da educação física na escola. Poiésis – revista do programa de pós-graduação em educação, Unisul, Tubarão, v.14, n. 25, p. 99-119, Jan/Jul 2020.

PINA, L. D. A prática pedagógica histórico-crítica e o ensino de educação física na educação infantil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 59, p.129-150, out2014

SOARES C. L et al. Metodologia do ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Texto completo: PDF