Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CAIS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA COMO ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER: CONCEPÇÃO DE LAZER DOS USUÁRIOS
Jonathas Carvalho de Sousa, Aline Silva Andrade Nunes

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


O Cais de São José de Ribamar-MA como espaço público de lazer. Buscou-se identificar a concepção de lazer dos usuários. Houve aplicação de formulário semiestruturado, coletou-se os dados e procederam-se às análises. Como resultado, identificou-se que o perfil dos usuários é formado prioritariamente por homens, com profissões de caráter técnico de nível médio, grau de escolaridade do Ensino Médio, conhecedores do direito ao lazer, mas com dificuldades de descrevê-lo.

Referências


GOMES, C. L. Lazer: ocorrência histórica. In: GOMES, Christianne Luce. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004a. p. 133-141.

GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.

GOMES, C. L. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir da análise de experiências institucionais (1926-1964). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

MASCARENHAS, F. Lazer e trabalho: Liberdade ainda que tardia. In: SEMINÁRIO "O LAZER EM DEBATE", 2, Belo Horizonte. Coletánea. Belo Horizonte: Imprensa Universitária/CELAR/DEF/UFMG, 2001, p. 81-93.

MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. 320 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

MELO, V. A; ALVES JUNIOR, E.D. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

REIS, L. J. A; CAVICHIOLLI, F. R; STAREPRAVO, F. A. A ocorrência histórica do lazer: reflexões a partir da perspectiva configuracional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p.63-78, maio 2009. Quadrimestral. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/248/365. Acesso em: 07 abr. 2019.

Texto completo: PDF