Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
USO DE VÍDEOS PARA CRIAÇÃO DE BRINQUEDOS: UMA PESQUISA EMPÍRICA
Beatriz Staimbach Albino, Leila Lira Peters, Sândalo Albanaz

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Como parte de uma pesquisa mais ampla, esta investigação se ocupou da análise de três oficinas com crianças de terceiro ao quinto ano dos Anos Iniciais, em que foram utilizados sites com vídeos para a criação de brinquedos, visando analisar seu processo. Os dados apontam para a viabilidade desse uso dos sites, para as possibilidades e contratempos da tecnologia, a riqueza das interações, a relação singular com os materiais/brinquedos, e a importância da mediação para além do vídeo.

Referências


BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, Obras Escolhidas, v. 1, 1994.

MEIRA, L. Análise microgenética e videografia: ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. In: Temas em Psicologia – SBP. Ribeirão Preto: Gráfica e Ed. do FCA, n.3, 1994. p. 59-71.

PETERS, L.L; PADILHA, M.E.R; JOENCK, A. Aprender com jogos eletrônicos: uma experiência no LABRINCA. In: VIII Congresso Sul brasileiro de Ciências do Esporte, 2016, criciúma, sc. Anais..., 2016, p. 01-12.

Texto completo: PDF