Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O PENSAMENTO FILOSÓFICO NO PROCESSO FORMATIVO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS DE UMA DISCIPLINA PARA DUAS LICENCIADAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Taynara Reges Cardoso, Janaína Walkíria Brito e Silva

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


O OBJETIVO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA É REFLETIR SOBRE A COMPREENSÃO DA EPISTÉME NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE DUAS MESTRANDAS LICENCIADAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. O RELATO PERPASSA PELAS OBSERVAÇÕES E DIFICULDADES SOBRE A APREENSÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NESSE PERÍODO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PÓS GRADUAÇÃO COM AULAS REMOTAS. O RELATO É BASEADO EM DOIS DIÁRIOS DE CAMPO PREENCHIDOS SEMANALMENTE.

Referências


ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2ªed. São Paulo: Paz e terra, 2020.

BARCELOS, S. M. V. Filosofia, exercícios espirituais e formação do homem na antiguidade. 2017. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

CAMBI, F. Características da educação antiga. In: História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CHAUÍ, M. Introdução á história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FERNANDES, M. A. Técnica, pensamento, paideía – uma meditação cairológica. In: COÊLHO, I. M.; FURTADO, R. M. M. (org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Tradução de Sebastião U. L. São Paulo: Centauro, 2002.

JAEGER, W. W. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. P. 6ª. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

Texto completo: PDF