Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
‘CAFÉ PETIANO’ COM PESQUISADORES/AS E EXPERIÊNCIA FORMATIVA
Juliana Dias Breves, Geovanni Marcos de Oliveira, Lorraine Duarte Da Silva Faustino, Lucas Matozo Milan, Larissa Michelle Lara

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


O projeto “Café petiano com pesquisadores/as” objetiva fomentar o refinamento da experiência formativa de discentes nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Em 2020, esse projeto contou com a participação de cinco pesquisadoras que desenvolveram temas com escrita acadêmica, objetificação do corpo da mulher na dança, suplementação esportiva, relacionamento social no esporte e racismo, o que contribuiu diretamente com a formação dos discentes envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: educação; projeto; pesquisadoras; educação física.

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. de. Ensinar a pesquisar.. Como e para que. Anais.. Recife, PE: ENDIPE, 2006.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVEIRA, I. B. Currículos praticados em tempos de globalização: o cotidiano escolar e seus condicionantes na criação de alternativas emancipatórias. In: OLIVEIRA, I.B. (Org.). Práticas cotidianas e emancipação social: do invisível ao possível. Petrópolis, RJ: DP et al., 2010.

SANTOS. B. S. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, F. G.; SILVA, E. G.; QUEIROZ, J. C. A importância do professor pesquisador. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais eletrônicos... Campina Grande: Realize, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2021.

Texto completo: PDF