Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O aumento no número de cursos no estado do Pará e as implicações no campo científico.
Ney Ferreira França, Tayan Oliveira Carneiro, Zaira Dantas Fonseca

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


O trabalho tem por objetivo identificar e apresentar os dados coletados e as principais questões inicias para elaboração do projeto de pesquisa EPISTEF- Pará e Amapá. Foi um estudo de caráter documental tendo como fontes a plataforma Lattes na opção “dados estatísticos” e na plataforma E-mec, além de uma revisão bibliográfica. A partir disso, pôde-se constatar o aumento no número de cursos. Esses indicadores são indícios de mudanças na área, uma delas diz respeito ao processo de produção do conhecimento tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos expressos nas tendências de problemáticas abordadas, formas de elaboração de respostas, fundamentações teórico-metodológicas e outras.

Referências


BETTI, M.; CARVALHO, Y. M.; DAÓLIO, J.; PIRES, G. D. L. A avaliação da pós-graduação em Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural. R B P G, v. 1, n. 2, p. 183-194, nov. 2004.

BRACHT V. Por uma política científica para a Educação Física com ênfase na pós-graduação. Vitória, LESEF/CEFD/UFES. Texto apresentado no Fórum Permanente de Pós-Graduação em Educação Física, promovido pelo CBCE e realizado na Unicamp nos dias 7 e 8 de agosto de 2006.

CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa na educação física: epistemologia escola e formação profissional. Maceió: Edufal, 2009.

CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. (org.) Teorias e pesquisas em educação: os pós-modernismos, Maceió EdUFAL, 2011.

COGGIOLA, O. Marxismo, ciência e educação. In COGGIOLA, O. Marx e Engels na história. São Paulo: Xamã, 1996, p. 439-478.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982

JAMESON, Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2007.

KOKUBUN, E. Pós-graduação em educação física no Brasil: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 2, p. 9-26, 2003.

KOKUBUN. E. A avaliação da Educação Física em debate: esclarecimentos, R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004.

LUKÁCS, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967.

MARX. K; ENGELS, F. A ideologia Alemã. 1º capítulo e separata de teses sobre Fuerbach. Lisboa: Avante, 1981.

MÉSZÁROS. I. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. São Paulo: Boitempo, 2009.

MORAES, M. C. M. de. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. v. 34, n. 122, p. 337-357, mai./ago. 2004.

PEIXOTO, E. M.M. Estudos do lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx e Engels. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2007.

Texto completo: PDF