Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CAMINHADA ENTRE MULHERES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CUMBE (CEARÁ-BRASIL)
Ana Amélia Neri Oliveira, Reigler Siqueira Pedroza

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Objetivamos compreender os sentidos e significados da caminhada na Comunidade Quilombola do Cumbe. O texto de orientação etnográfica foi referenciado pela sociologia do cotidiano. Utilizamos a observação participante e as conversas informais. Os sentidos e significados da caminhada aludem aos cuidados com a saúde sob a influência das ciências biomédicas. Estes se hibridizem com as tradições culturais do grupo social ao construírem novas formas de sociabilidades.

Referências


BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Câmara dos Deputados, 1988.

BOURDIEU, Pierre. avec Löic J.D. Wacquant - Réponses. Pour une anthropologie réflexive. Paris: Seuil, 1992.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

FERREIRA, V. S. Artes e manhas da entrevista compreensiva. In: Saúde e Soc. São Paulo. V. 23, n. 3, p.979-992, 2014.

GRANJA, P. O detalhe, a exceção e a regra: fazer estudos de caso etnográficos. In: Metodologias de Investigação em Ciências Sociais: experiências de investigação em contextos moçambicanos. João Feijó [Coordenação]. Escola, Editora, Editores e Livreiros Ltda. p. 147-177, 2007.

GOFFMAN, E. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.

HOBSBAWN, E. Sobre história. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LE BRETON, D. Sociologia do corpo. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LUDORF, S. M. A. A caminhada como prática de resistência: uma análise a partir a visão sociológica de David Le Breton. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 56, jan-abr 2021, p. 368-394.

OLIVEIRA. A. A. N. (2018). Entre o Rio e o Mar: Práticas Corporais e Cotidiano na Comunidade Quilombola do Cumbe. Tese de Doutorado, UnB, Brasília, Brasil.

PAIS, J. M. Vida Cotidiana: Enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, A. M. et al. Corpo e experiência: para pensar as práticas corporais. In: FALCÃO, J. L. C.; SARAIVA, M. do C. (Orgs.). Práticas corporais no contexto contemporâneo: (in)tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009.

TELLES, V. Direitos sociais: afinal do que se trata? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

Texto completo: PDF