Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS ENCONTRADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Francielli Ferreira da Rocha Romero, Fernando Lazaretti Onorato Silva, Vânia de Fatima Matias de Souza, Ana Luiza Barbosa Anversa, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


A pesquisa realizada objetiva apresentar os desafios do processo de ensino e aprendizagem nas aulas remotas de Educação Física na percepção docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com a utilização de entrevista estruturada que contou com a participação de duas professoras da educação básica que atuam na área. Os resultados indicam que os desafios se concentram na infraestrutura, materiais didático-pedagógicos e falta de autonomia docente, fragilizando o processo de ensino e aprendizagem.

Referências


BASEI, A. P.. Os processos de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar: possibilidades, necessidades e desafios na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Efdeportes, Buenos Aires, v. 122, n. 13, p. 1-1, jul. 2008. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd122/educacao-fisica-escolar-construcao-de-um-conhecimento-critico-e-reflexivo.htm. Acesso em: 25 mai. 2021.

FREIRE, P.. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P.. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 1-19, 31 dez. 2001. Universidade Federal do Paraná. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321.

MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis-Rj: Vozes, 2009. 109 p.

SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 233 p.

SILVA, A. J. F. da et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpo consciência, Cuiabá-MT, v. 24, n. 2, p. 57-70, 0 ago. 2020. Universidade Federal de Goias. http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v22.52978.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Texto completo: PDF