Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
As competências na formação do graduado em Educação Física
Sabryna Santana Lopes, Rayane Kassia Macena de Freitas, Kadja Michele Ramos Tenório, Karla Toniolo Chagas, Marcílio Barbosa Souza Júnior

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Temos uma longa trajetória no processo de formação inicial em Educação Física (EF), inclusive no que diz respeito às normativas legais e às exigências para o desenvolvimento de competências nesse espaço formativo. Dessa forma, objetivamos analisar aproximações e distanciamentos das competências dispostas na Resolução 07/2004 diante do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Superior de Educação Física – UPE (ESEF/UPE). Trata-se de um estudo do tipo documental onde utilizamos a Resolução 07/2004 (BRASIL, 2004) e o PPP da ESEF/UPE. Por fim, entendemos que a formação inicial é o momento no qual os estudantes devem adquirir competências e habilidades, mas para além disso, é preciso vislumbrar a sua aplicabilidade no contexto real que se configura como multifatorial.

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena: Resolução CNE/CES nº 07, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional da Educação, Brasília, 2004. Disponível em: . Acesso em 16 de março de 2021.
PERNAMBUCO. Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Programa de Graduação em Educação Física - Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Educação Física. Recife, 2005.
PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Texto completo: PDF