Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CENTRO DE MEMÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFRJ: ENTRE OS DESAFIOS E O COMPROMISSO COM UNIVERSIDADE
Gustavo da Motta Silva, Guilherme Gonçalves Baptista

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e apresentar os principais os resultados e desafios do projeto desenvolvido no Centro de Memória Inezil Penna Marinho (CEME) da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Embora seja um trabalho contínuo, o projeto representa um momento de consolidação de determinadas práticas.

Referências


BACELLAR, C. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, C. et al. (Orgs.). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, p. 23-79, 2008.

LOPES, E.; GALVÃO, A. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

SILVA, G. et al. Folhas amareladas e discursos de outro presente: um relato de pesquisa sobre o projeto desenvolvido no Centro de Memória da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 16, p. 592-598, 2017.

THOMAS, K. Keith Thomas. In: PALLARES-BURKE, M. As muitas faces da história: nove entrevistas. São Paulo: Editora UNESP, p. 119-151, 2000.

Texto completo: PDF