Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FATORES INFLUENCIADORES DE INGRESSO NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Carlos Eduardo de Almeida Gomes, Gustavo da Motta Silva, Ana Clara Pires da Silva, Francis Natally de Almeida Anacleto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO
O período de optar por uma das habilitações de um curso de Educação Física se apresenta para o estudante ingresso com complexidade, visto que, por ser influenciado por fatores sociais, amigos e familiares, não dispõe de conhecimentos referentes às modificações contemporâneas da futura área de trabalho (BORGES; BENELI, 2012). Assim, as teorias macrossociológicas de Pierre Bourdieu (1998) e microssociológicas de Bernard Lahire (2004) emergem de modo substancial para a compreensão da escolha do curso superior.
Este estudo se justifica a partir da necessidade de compreender os anseios dos ingressos ao ensino superior, pois modificações podem ser efetivadas nos projetos políticos pedagógicos, a fim de contribuir para o processo de formação profissional do professor de Educação Física (RAZEIRA et al., 2014). Portanto, seu objetivo é contextualizar e discutir os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso Educação Física à luz do quadro teórico de Bourdieu (1998) e Lahire (2004).

METODOLOGIA
Este estudo é um recorte de um trabalho maior e apresenta uma revisão de literatura narrativa (LIMA; MIOTO, 2007). Após o delineamento do objetivo, realizou-se uma busca bibliográfica empregando os descritores “razão de escolha”, “estudante ingresso”, “entrada no ensino superior” e “educação física” na base de dados Google Scholar, a fim de recolher os materiais, atentando para os objetivos, métodos e considerações finais. Sendo assim, selecionou-se 15 artigos em português e cinco em inglês. Além disso, foram excluídos os que estavam fora do período entre 2005 a 2020.

DISCUSSÃO
A formação dos professores de Educação Física inicia-se previamente ao seu ingresso na universidade (VALENCIA et al., 2011). Somado a isso, ao realizar uma escolha, o indivíduo também tem em mente alguns aspectos decisórios – tais como gosto, desejos, condições, dos quais não se atenta – de modo que juntos, originam seus motivos para determinada ação (BORGES; BENELI, 2012). O estudo de Razeira et al. (2014) com 122 acadêmicos de Licenciatura em Educação Física identificou que 85 ingressaram motivados pelo gosto ao esporte.
A partir do conceito de habitus percebe-se que as estruturas sociais relacionam a Educação Física ao aspecto esportivista e eles optam, tendo em vista a internalização dessa crença ao longo de suas trajetórias de vida (BOURDIEU, 1998). Somado a isso, ao transpor as quatro dimensões de socialização – família, escola, amigos e ambiente – sobretudo a escola, incorporaram no passado uma disposição a crer que o curso se relacionaria a práticas esportivas similares às aulas da Educação Básica (LAHIRE, 2004).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir da literatura revisada, os fatores que influenciaram os ingressos a optar pelo curso de Educação Física foram o gosto por esportes e/ou atividades físicas. Nesse prisma, os quadros teóricos permitiram compreender a forma cujas estruturas sociais influenciam nas escolhas, modos de crer e agir, isto é, nas disposições individuais dos ingressos. Com base em Bourdieu e Lahire o gosto pelo esporte e/ou atividades físicas ocorreu em consequência da internalização do aspecto esportivista recebido pela Educação Física através das estruturas sociais e outros vínculos sociais/acadêmicos.

Referências


BORGES, C. O.; BENELI, L. M. Licenciatura ou Bacharelado: uma discussão acerca dos motivos capazes de influenciar tal escolha em Educação Física. Revista digital Lecturas: Educación Física y Desportes, Buenos Aires, [s/v.], n. 166, 2012.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIMA, T.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, Florianópolis, v. 10, n. spe, p. 37-45, 2007.

RAZEIRA, M. B. et al. Os motivos que levam à escolha do curso de Licenciatura Em Educação Física e as pretensas áreas de atuação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 124-136, 2014.

VALENCIA, R. T. M. et al. Percepción del concepto de Educación Física en los estudiantes de primer año de la licenciatura en Educación Física y Deporte. Campo Abierto, Espanha, v. 30, n. 2, p. 11-22, 2011.

Texto completo: PDF