Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA E SEUS CONTRIBUTOS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Ana Clara Pires da Silva, Carlos Eduardo de Almeida Gomes, Gustavo da Motta Silva, Francis Natally de Almeida Anacleto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO
Existe uma série de debates acerca da formação continuada de professores de Educação Física e toda sua conjuntura. Sendo assim, os espaços de formação continuada podem acontecer a partir da troca de saberes entre os pares acerca do cotidiano, da problematização e do diálogo acerca de um tema presente na carreira e dos entrelaçamentos entre teoria e prática.
Tendo em vista o exposto, visou-se ao longo desta pesquisa bibliográfica contextualizar o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física em sua relação com a formação continuada, considerando suas vertentes e contributos que influenciam na prática docente dos professores de Educação Física.

METODOLOGIA
Este estudo representa o recorte de um trabalho maior e apresenta uma revisão de literatura narrativa. Selecionamos 20 artigos, sendo artigos em inglês e português publicados no período de 2012 a 2020 e, após a análise de conteúdo, realizamos o agrupamento das temáticas que centraram a nossa discussão de resultados.

DISCUSSÃO
A formação continuada possui inúmeras contribuições pertinentes para a carreira do professor e consequentemente para a sua prática pedagógica. As formações interferem diretamente nas ações do professor, pois através dessas vivências o mesmo adquire um novo entendimento sobre os fatos e compartilham futuramente o que foi aprendido/construído.
Segundo Luiz et al. (2015), é necessário compreender a formação continuada a partir de espaços de formação que permitam o processo de problematização da prática com outros pares, entendendo como um momento de amadurecimento teórico e evitando a ideia de ambiente de capacitação. Além disso, os trabalhos analisados demonstraram que o aporte teórico não oferece respostas prontas ao professor, mas o fundamenta para que seja capaz de pensar e criar perguntas e/ou respostas em sua realidade de trabalho.
De acordo Rossi e Hunger (2012), a troca entre pares que ocorre em espaços de formação continuada é essencial para reflexões acerca do cotidiano da profissão, pois coloca os professores como protagonistas de sua trajetória. Nesse sentido, Nascimento et al. (2020) destacam que essa troca de saberes e de experiências é um dos pontos mais ressaltados pelos próprios professores no que diz respeito à contribuição da formação para a prática docente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Notou-se a partir da literatura revisada que os contextos das ações de formação continuada contribuem para momentos coletivos reflexivos. A partir das estratégias formativas para o desenvolvimento profissional do professor, esse tipo de formação apresenta uma contribuição relacionada ao cotidiano docente.
Conclui-se que a formação continuada se caracteriza como possíveis caminhos para alguns dos dilemas escolares, não como a solução para todos os problemas do sistema educacional, mas como um momento de construção e debate de determinada realidade.

Referências


LUIZ, I. C. et al. Narrativas de formação continuada: sentidos produzidos por professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 93-108, 2015.

ROSSI, F.; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 323-338, 2012.

NASCIMENTO, F. J.do et al. Formação continuada de gestores escolares e suas reverberações no processo de desenvolvimento profissional. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 307-326, 2020.

Texto completo: PDF