Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO INFANTIL, PIBID E CONBRACE: UMA REVISÃO
Fabianna Ramos Ferreira, Renato Sarti

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


INTRODUÇÃO
A inspiração do presente trabalho surgiu a partir da observação de resultados de uma revisão sistemática onde foram analisadas produções sobre Educação Infantil nas cinco últimas edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). Nessa pesquisa, observou-se que muitos trabalhos foram de autoria de licenciandos e ocorreram significativas menções ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Além disso, destacou-se a crescente de trabalhos submetidos com o tema Educação Infantil nas últimas edições e que houve um aumento substancial do número de relatos de experiência entre 2013 e 2019 (FERREIRA et al, 2020). A partir disso, o objetivo desse trabalho é investigar quem são os autores dos relatos e quantos trabalhos foram realizados a partir de experiências no PIBID e, ainda, problematizar sobre a possível contribuição do programa para o aumento de relatos entre os anos citados.
Segundo Ambrosetti et al (2015, p. 371), o PIBID tem por entre seus objetivos a “integração entre educação superior e educação básica, bem como contribuir para elevar a qualidade da formação inicial dos docentes nos cursos de licenciatura”. Ainda, as autoras consideram que o PIBID tem contribuído para a diminuição do distanciamento entre universidade e escola, possuindo grande impacto na formação de professores.

METODOLOGIA
A primeira etapa da revisão de 2020 foi pesquisar “Educação Infantil” em todos os GTTs nos Anais de cada edição analisada. Ao final, foram encontrados 49 trabalhos e em seguida, iniciou-se uma leitura flutuante para identificar se realmente os textos eram relevantes para a pesquisa. Restaram 47 trabalhos para dar início à análise.
Em 2021, os trabalhos foram separados entre relatos com autoria de licenciandos (que possuíam no mínimo um licenciando na composição de autores) e relatos sem autoria de licenciandos (em que todos os autores já são formados). Depois de identificados esses relatos, foram analisados os meios pelos quais as experiências foram proporcionadas, resultando nas categorias: PIBID, estágio, residência pedagógica e projeto de extensão.

RESULTADOS
O ano de 2011 não contou com nenhuma submissão de relato com o tema. Em 2013, foi apresentado apenas um, sendo ele de autoria de licenciandos e proporcionado através do estágio. Na edição seguinte, o congresso teve um aumento significativo de relatos, recebendo quatro com a temática, todos com autoria de licenciandos, sendo metade deles provindos de experiências no PIBID, uma no estágio e uma através da extensão. Já em 2017, dois de três relatos pertencem a licenciandos, sendo um vivenciado através do PIBID e um no estágio. Em 2019, ano que recebeu o maior número de relatos, contou com dez relatos, sendo cinco de autoria de licenciandos (três no PIBID, um na residência e um no estágio).
A partir dos resultados acima se pode destacar que 50% ou mais dos relatos são de autoria de licenciandos, em todos os anos que tiveram relatos. Ressaltam-se os anos de 2013 e 2015 com 100% dos relatos com autoria de licenciandos. Por ordem de maior expressão nos resultados, segue o ano de 2017 com aproximadamente 66,67 % e logo em seguida o ano de 2019 com 50 %.
Quanto ao aumento no ano de 2015, o PIBID é responsável por metade dos relatos, contribuindo para o exponencial alargamento do número total nesse ano. Em relação a 2019, mais da metade dos relatos de autoria de licenciandos foram oriundos de experiências dentro do PIBID que se comparados ao ano de 2017, só os relatos do PIBID correspondem ao número total de relatos da edição anterior.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final dessa pesquisa, constatou-se que a maioria dos relatos com a temática Educação Infantil publicados nas últimas cinco edições do CONBRACE são de autoria de licenciandos. Observou-se também que o PIBID é o espaço de formação que proporciona de maneira expressiva que professores em formação relatem sua experiência e participem do evento como autores. Por fim, foram observados também outros espaços de formação que contribuíram com relatos sobre esse tema no CONBRACE como a residência pedagógica, estágio e projetos de extensão.

Referências


FERREIRA, F. et al. Entre relatar uma pesquisa e uma experiência pedagógica: a educação infantil nas produções do CONBRACE. In: 2° Congresso de Educação Física escolar na perspectiva inclusiva - CEFEPI, 2020, Evento virtual. Anais... Rio de Janeiro, RJ; Natal, RN, 2020. v.1, p. 68-69.

AMBROSETTI, N. et al. O PIBID E A APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n.2, p.369-392, Setembro, 2015.

Texto completo: PDF