Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INÉDITOS VIÁVEIS: UM ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Francisco Jardel Paim de Freitas, Bianca Rocha Gutterres, Caroline Conrado Pereira

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este relato apresenta a descrição das experiências vivenciadas no Estágio Curricular em Educação Física IV da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A vivência ocorreu no segundo semestre de 2020, sendo realizado no Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade - CEIA, instituição que atende alunos deficientes da rede municipal de educação de Canoas/RS. Tanto a estagiária como demais integrantes do corpo docente da instituição tiveram que se apropriar de novos aprendizados para poderem operar os recursos tecnológicos, único modo possível de dar sequencia ao trabalho durante a pandemia do COVID-19.Foram desenvolvidas atividades lúdicas de psicomotricidade, objetivando a manutenção de vínculo das crianças com a instituição e as professoras. Um aspecto identificado como frágil nesse processo foi o relato de diversas famílias da dificuldade de acesso a recursos de tecnologia e internet, o que afastou muitas crianças da instituição.

Referências


COTONHOTO, L. A.; ROSSETTI, C. B.; MISSAWA, D. D. A. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Revista Construção Psicopedagógica. São Paulo, v. 27, nº 28, p. 37-47, 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é Psicomotricidade. Disponível em: https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/. Acessado em 20 de jun. 2021.

Texto completo: PDF