Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DOCENTE: MONITORIA PROCESSO DE EXPERIÊNCIA NO MUNDO DO LAZER.
Marcelo Vinícius França, Gabriel De Arruda Vieira Lima, João Gabriel França Correia de Menezes, Tereza Luiza de França

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


A monitoria tem como objetivo qualificar a formação acadêmica e ampliar os saberes dos discentes na perspectiva de formar docentes com consistentes referências para atuar nos diferentes locus de intervenção educacional. Metodologicamente, para investigar o universo da disciplina de Metodologia do Ensino das Práticas Lúdicas, para o ato político de ensinar-aprender, este relato adota a abordagem crítico-superadora, a fim de proporcionar relações dialógicas entre docente e discentes-monitores.

Referências


FRANÇA, T.L.de. Lazer – Corporeidade – Educação: o saber da experiência cultural em prelúdio. Natal-RN. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

ISAYAMA, H.F. Formação profissional no âmbito do lazer: desafio e perspectivas. In: ISAYAMA, Helder Ferreira. Lazer em estudo – currículo e formação profissional. São Paulo: Papirus, 2010.

SOUZA, J.F. E a educação popular: ++ quê?? – uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Editora Bagaço, 2007.

VÁZQUEZ, A.S. Filosofia da praxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. 2. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Texto completo: PDF