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POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM CONTRASTE DE EXPERIÊNCIAS NO MBITO REMOTO E PRESENCIAL
Gabriel Gomes de Oliveira, Alyne Aparecida dos Anjos Rodrigues

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de dois licenciandos em Educação Física (EF) de uma universidade mineira que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e estão participando do programa Residência Pedagógica.
Buscamos perceber de forma, reflexiva, o impacto das experiencias em âmbito remoto e presencial sobre a formação dos sujeitos.
Para analisar o impacto percebido na formação diante da participação nos programas, este relato considera as apropriações teórico-metodológicas da prática pedagógica em EF como base para refletir as experiências presenciais e remotas nos programas mencionados.
A partir disso, percebemos que os programas de iniciação à docência podem contribuir de forma significativa na formação dos indivíduos, pois, trata-se de experiências que repercutem e ampliam os saberes curriculares da formação. Os contextos presencial e remoto trazem particularidades que contribuem, ao seu modo, com a formação dos discentes. No âmbito presencial, destaca-se o contato estabelecido com a realidade escolar, suas singularidades e adversidades. No contexto remoto, o contato com as diferentes ferramentas e estratégias de ensino agregaram de forma significativa a formação de professores.

Referências


DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física na escola. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 64-79, 2005.

SILVA, M. L. S . Análise sobre as perspectivas dos alunos ingressantes no PIBID e residência pedagógica nos cursos de licenciatura do IFPI – Campus Teresina Central. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Teresina, 2019.

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