Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PEDALANDO PELOS CAMINHOS DA PANDEMIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO
Fagner José Passos, Arnaldo Sifuentes Leitão

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo do estudo foi de analisar uma proposta de intervenção no ensino remoto com o ciclismo na Educação Física. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com uma experiência compartilhada com a participação de 117 alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Concluímos que, as propostas de intervenção e construção de materiais didáticos digitais no ensino remoto precisam levar em consideração os contextos de atuação dos/as professores/as de Educação Física.


PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar; Ciclismo na Escola; Ensino Remoto; PIBID.

Referências


CABRAL, Muniz Sodré. Reinventando a educação - diversidade, descolonização e redes. Petrópolis/RJ: Editora Vozes Ltda, 2012.

CARNEIRO, Vitor. de Souza. Bicicleta na Escola: pedalando e educando. 2007. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189517. Acesso: 4 jun. 2021.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 4 [Acessado 19 Junho 2021], e109145. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/2175-6236109145 >. Epub 11 Jan 2021. ISSN 2175-6236.

DAMIANI, Magda Floriano; ROCHEFORT, Renato; CASTRO, Rafael Fonseca; DARIZ, Marion; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67, 2013.

RANSOLIN, Cristiano. Possibilidades e limites da bicicleta na educação física escolar. 2013. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/87783. Acesso em: 15 maio 2021.

VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. Relação com o saber em uma perspectiva (auto)biográfica na educação física escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 4, p. 729-750, 2019.

Texto completo: PDF