Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CULTURA CORPORAL COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Clayton Cesar de Oliveira Borges

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


O presente estudo, através de uma discussão teórica, devota-se a colocar em pauta a noção de cultura corporal. Argumenta-se propriamente que este conceito – que emerge nas últimas décadas no campo da Educação Física escolar – se configura como um acontecimento discursivo singular, instaurando novas formas de regularidade e, assim, exprimindo uma descontinuidade em relação às concepções de movimento corporal humano vigente nas concepções tradicionais da Educação Física.

PALAVRAS-CHAVE: cultura corporal; Educação Física; acontecimento discursivo.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GRAMORELLI, L. C. A cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2014.

GRAMORELLI, L. C.; NEIRA, M. G. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. et al. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 87-104.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.

NEIRA, M. G.; GRAMORELLI, L. Embates em torno do conceito de cultura corporal. Pensar a Prática, v. 20, n. 2, p. 321-332, abr./jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2021.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Texto completo: PDF