Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
COMUNICAÇÃO E DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Antonio Luis Fermino, André Marsiglia Quaranta, Silvan Menezes dos Santos

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Este trabalho teve como objetivo de compreender como o campo acadêmico-científico brasileiro tem se debruçado sobre o fenômeno da deficiência na sua relação com a comunicação. Para o desenvolvimento do trabalho investigativo realizamos uma revisão sistemática inspirada em procedimentos do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses tendo como recorte temporal os estudos dos últimos 30 anos (1990-2021). Esta pesquisa permitiu identificar o processo histórico da produção sobre comunicação e deficiência e acompanhar a multiplicidade de periódicos, a concentração regional das principais pesquisadoras, os tipos de deficiência, áreas e temas de estudo

Referências


BITAR, Mariangela Lopes; LATORRE, Maria do Rosario D.O.; VIUDE, Andréa; TAKAHASHI, Lúcia N.; SILVA, Viviane P.P. Caracterização da saúde de crianças atendidas em creches e prevenção dos distúrbios de comunicação. Revista de Saúde Pública, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 46-58, fev. 1994. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101994000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/KkP8qJhN9WDZfx6xdm7tSGv/?lang=pt. Acesso em: 19 jun. 2021.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: a recomendação prisma. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 335-342, jun. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742015000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=html. Acesso em: 19 jun. 2021.

Texto completo: PDF