Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
OS MESTRES POPULARES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: FOMENTO DA TRANSMISSÃO ORAL JUNTO A EDUCAÇÃO FORMAL
Rodrigo Magalhães Vieira, Jorge Oliveira dos Santos

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social.

Referências


BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei 1176 de 2011. Lex: Tramitação na Câmara dos Deputados, Brasília, abr. 2011.
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei 1786 de 2011. Lex: Apensado ao PL 1176/2011 na Câmara dos Deputados, Brasília, jul. 2011.
BRASIL. LEI GRIÔ NACIONAL. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2017.
AZEVEDO. F. P. O conceito de cultura em Raymond Williams. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, UFMA, São Luís, v. 3, n. especial, p. 205-224, jul./dez. 2017. CEVASCO, M. E. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S)
______ . A Pedagogia histórico-crítica. Leituras Brasileiras. Informação verbal, vídeo. Campinas: 14 ago. 2017 (21m01s). Disponível em: . Acesso em: 05 de out. 2018.

Texto completo: PDF