Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO E ENSINO: MONITORIA COMO CONTRIBUIÇÃO DO SER PROFESSOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gabriel Gomes de Oliveira, Clarisse Silva Caetano, Romulo Vieira Salustiano

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


No cenário atual, instituições de ensino superior estão operando de forma remota, devido a pandemia (covid-19). O monitor tem sido importante na construção dessa forma de lecionar. Esse relato de experiência visa construir, reflexivamente, as contribuições da monitoria remota sobre o processo de formação docente, seus desafios e potencialidades. A monitoria foi percebida como uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, ter contato com a prática docente e aprendizados de novas tecnologias.

Referências


ASSIS, F. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. enferm. UERJ, p. 391-397, 2006.

DUARTE, Kamille Araújo; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: VII CONEDU Congresso Nacional de educação.2020 Online. Anais. Disponível em:< http://www. Editorar ealize. com. br/index. php/artigo/visualizar/68292>. Acesso em 23 mai. 2020.

LANZA, C. C. et al. Atividade de monitoria durante o Regime Letivo Remoto: relato de experiência no curso de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7163-e7163, 2021. Disponível em: < file:///C:/Users/Usuario/Downloads/7163-Artigo-80527-1-10-20210520.pdf> . Acesso: 13 jun. 2020

SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. Repositório Institucional da UFSC. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35836> Acesso: 13 de jun. 2020.

SILVA, G. P.; FIGUEIREDO, Z. C. C. O tornar-se professor de Educação Física na formação inicial: um olhar sob as narrativas de formação. Revista Motrivivência. v. 30, p. 62-75, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, 2012.

VICENZI, C. B. et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 3, p. 88-94, 2016.

Texto completo: PDF