Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM PROFESSORAS E CRIANÇAS
Leonardo de Carvalho Duarte

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Esta pesquisa constituiu-se a partir de uma “pluralidade metodológica” e teve como objetivo evidenciar pertinências de um currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil. A partir das redes de saberesfazeres tecidas em encontros de formação e experiências pedagógicas desenvolvidas com professoras e crianças de uma escola de Educação Infantil, defendemos a tese da pertinência e da potência do currículo cultural da Educação Física na/com a Educação Infantil.

Referências


DUARTE, Leonardo de Carvalho; NEIRA, Marcos Garcia. Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Humanidades & Inovação. Palmas. v.7, n.8. p. 282-300, mar. 2020.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. As pesquisas com os cotidianos das escolas: pistas para se pensar a potência das imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. Espaço do Currículo, v.8, n.3, p. 306-316, Setembro a Dezembro de 2015. ISSN 1983-1579 , Doi: 10.15687/rec.2015.v8n3.306316

GALLO, Silvio. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In. KOHAN, Walter Omar. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

JESUS, Denise Meyrees de; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFEGEN, Ariadna Pereira Siqueira. Pesquisa-ação colaborativo-crítica: em busca de uma epistemologia. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 39, n.3 (2014) 771-788.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 5ª ed. 2ª reimpressão. Belo Horizonte, Autêntica, 2015.

NEIRA, Marcos Garcia. Práticas Corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014[a]. (Como eu ensino)

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Cultural: inspiração e prática pedagógica. 2ª ed. Jundiaí, SP: Paço, 2019.

NEIRA. Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação Física, Currículo e Cultura: São Paulo: Phorte, 2009.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In. MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.) Metodologias de pesquisa pós-crítica em educação. Belo Horizonte : Mazza Edições, 2012.

SOUZA, Marilia Menezes Nascimento. “Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da Educação Infantil. 2012. 292f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2012.

Texto completo: PDF