Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A COBERTURA JORNALÍSTICA DAS COPAS DE 2019 NO GLOBOESPORTE.COM
Vinicius Augusto do Nascimento Monteiro, Breno Brey D'auria, Lucas Barbosa Silva, Otávio Bonjiovanne Lourenço, Silvan Menezes dos Santos

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O presente estudo visou analisar a cobertura jornalística do grupo Globo sobre as seleções brasileiras na Copa do mundo de futebol feminino e a Copa américa de futebol masculino, ambas realizadas no ano de 2019, em períodos concomitantes. Desenvolvemos um estudo de análise de produto midiático, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Como ferramenta analítica das notícias, utilizamos a teoria do enquadramento, subsidiada pelo modelo analítico dos 5 E´s do esporte. A análise midiática realizada dos constructos noticiosos perpassa por pontos como a data de veiculação, autoria, sexo dos autores e autoras, fonte de entrevista das notícias e o sexo dessas fontes. Os resultados reforçam a ideia de que o cenário é tendencioso a dedicar mais espaço jornalístico ao futebol masculino.

Referências


MARCHI JUNIOR, W. O esporte “em cena”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um modelo analítico. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport, v. 5, n. 1, p. 46–67, 2015.
MENDONÇA, R. F.; SIMÕES, P. G. Enquadramento: Diferentes operacionalizações analíticas de um conceito. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 79, p. 187–235, 2012.
PIRES, G. D. L.; LISBÔA, M. M. Quem será “mais Brasil” em Londres/2012?: enquadramentos no telejornalismo esportivo dos Jogos Olímpicos. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2015.

Texto completo: PDF