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APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Cássia Hack, Demilto Yamaguchi Pureza, Iolene Rodrigues, Ariane Sales

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa EPISTEF Norte Amapá na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que desde 2018 investiga a produção do conhecimento em Educação Física de Professores que formam Professores de Educação Física (EPISTEF Norte Amapá, 2018) e objetiva identificar as temáticas da produção do conhecimento dos professores do Curso de Educação Física (CEF) da UNIFAP.
Para o campo da análise da produção científica consultamos os currículos Lattes dos treze professores que compõe o quadro docente do CEF. Destacamos os seguintes itens: artigos, capítulos de livros, livros, trabalhos apresentados em eventos e trabalhos publicados em anais de eventos
A caracterização dos professores são três mulheres e dez homens, com formação inicial em pedagogia (01) e em Educação Física (12). Há uma elevada variação entre os tempos de formação (graduação: 1982, 1988, 1994, 1999, 2001 (2), 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2009 e 2012; mestrado em Educação Física (5), Ciência da Motricidade Humana (3), Educação (2), Exercício e Saúde (1), Engenharia Biomédica (1), Ciências da Saúde (1): 2001 (2), 2004 (2), 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 (2), 2012, 2014 e 2019; doutorado em Ciências (3), Educação Física (2), Educação (1), Engenharia Biomédica (1), Engenharia de produção (1), Lazer (1): 2007, 2011, 2014, 2017 (4), 2019 e 2020), titulação (quatro (04) mestres e nove (09) doutores) e a carreira acadêmica entre os docentes (participam de programas de pós-graduação stricto sensu - acadêmico: Ciências da Saúde (3) e Educação (2); profissional: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (1)).
O registro nos currículos Lattes dos atuais professores do CEF aponta para a publicação de 708 itens distribuídos em 171 artigos, 60 capítulos de livros, 8 livros, 208 trabalhos apresentados em eventos e 261 trabalhos publicados em anais de eventos.
Se considerarmos o período igual e anterior ao ano de 2016 teremos um total de 492 itens distribuídos em 95 artigos, 24 capítulos de livros, 4 livros, 157 apresentações de trabalhos em eventos, 212 trabalhos publicados em anais de eventos. Levando-se em consideração os últimos cinco (05) anos, posterior ao ano de 2017, totalizam 216 itens distribuídos em 76 artigos, 36 capítulos de livros, 4 livros, 51 apresentações de trabalhos em eventos, 49 trabalhos publicados em anais de eventos.
Observa-se que i) nem todos os trabalhos apresentados estão publicados em anais dos eventos; ii) nem todos os trabalhos publicados em anais de eventos estão registrados como apresentados nos eventos; iii) três docentes não registraram no currículo Lattes nenhum trabalho nos últimos 5 anos. Diante destas ponderações, analisamos as temáticas da produção entre os artigos e capítulos de livros (231 itens de análise), a partir, dos treze Grupos de Trabalho Temático (GTT) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Constatamos que mais da metade da produção do conhecimento está centrada na temática da Atividade Física e Saúde com 195 trabalhos (58,91%), seguida do Treinamento Esportivo com 34 itens (10,27%), Formação Profissional e Mundo do Trabalho com 30 (9,06%), Lazer e Sociedade com 20 (6,04%), Escola com 12 (3,63%), Políticas Públicas com 11 (3,33%), Comunicação e Mídia com 8 (2,42%), empatados Corpo e Cultura, Epistemologia e Gênero com 5 trabalhos cada temática (1,51%), outras áreas com 4 itens (1,21%) e Movimentos Sociais com 2 (0,60%).
A produção expressiva destas temáticas se vincula fortemente com a área de formação stricto sensu dos professores conjugadas com suas áreas de atuação acadêmica atualmente.
CONSIDERAÇÕES
A partir do perfil dos professores, que em sua maioria são homens, graduados em Educação Física, doutores, foi identificado uma maior produção de trabalhos publicados em anais de eventos, seguido de artigos científicos, com expressiva produção, a partir, de 2017 e na temática em atividade física e saúde. Portanto, a qualificação docente em pós-graduação stricto sensu e a participação de professores em programas de mestrado tem fortalecido a produção do conhecimento, porém tem tido uma tendência na área da saúde devido ao envolvimento maior no Programa de Ciências da Saúde.

Referências


EPISTEF Norte Amapá. Projeto de Pesquisa. Macapá: UNIFAP, 2018.

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