Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO REMOTO
Mariana Peres, Thamiris Azevedo Malfitano, Michele Pereira de Souza da Fonseca

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


O objetivo é relatar a experiência de (não) participação e as dificuldades envolvendo os/as estudantes do PEJA nas aulas de Educação Física no ensino remoto, a fim de compreender os desafios e propor novos caminhos na perspectiva inclusiva. Os desafios abarcam a dificuldade com tecnologias, falta de acesso, saúde mental e trabalho.

Referências


APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais (DSM). 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Rio de Janeiro. Produzido pelo LAPEADE, 2011.

CARDOSO, M. A.; PASSOS, G. A. L. Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente. Revista Educação Pública. Rio de Janeiro. Dez, 2016.

FONSECA, M; RAMOS, M. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física Escolar. In: PONTES JUNIOR, J (org.). Conhecimentos do professor de Educação Física Escolar. Fortaleza- CE: edUECE, 2017. p. 184-208.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

SAWAIA, B (Org.) As artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Texto completo: PDF