Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O DISCURSO #FECHAABOCA NO INSTAGRAM: A BATALHA CONTRA SI PELO CORPO MAGRO
Denise Fick Alves, Leonardo Silva de Lima, Raquel da Silveira, Mauro Myskiw

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Analisamos as condições de possibilidades de existência e de circulação do discurso #fechaaboca na rede social Instagram. Realizamos um exercício de análise de discursos de informações de perfis e de conversas com 11 interlocutoras que utilizaram a hasgtag. Concluímos que o efeito de verdade desse discurso passa pela dramatização da batalha contra si, como estratégia de saber-poder em rede, que coloca como norma o sofrimento individual na conquista do corpo magro.

Referências


FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
JACOB, H. Redes sociais, mulheres e corpo: um estudo da linguagem fitness na rede social Instagram. Communicare, v.14, n. 1, p. 88-105, 2014.
LEITZKE, A.T.S.; RIGO, L.C. Sociedade de controle e redes sociais na internet: #saúde e #corpo no instagram. Movimento, v. 26, e26062, jan./dez. 2020.
MOREIRA, M.D. A construção da imagem corporal nas redes sociais: padrões de beleza e discursos de influenciadores digitais. Percursos Linguísticos, v.10, n.25, 2020.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS, L.A. O corpo, o comer e a comida: um estudo sobre as práticas corporais alimentares a partir da cidade de Salvador/BA. Salvador: EDUFBA, 2008.
SILVA, D.C.P.; TAVARES, L.H.M.C. Os discursos de ódio contra o corpo gordo feminino no instagram: dos estereótipos às resistências. Percursos Linguísticos, v.10, n.25, 2020.
VIEIRA, C.A.L.; BOSI, M.L.M. Corpos em confecção: considerações sobre os dispositivos científicos e midiáticos em revistas de beleza feminina. Physis Revista de Saúde Coletiva, v.23, n.3, p.843-861, 2013.

Texto completo: PDF