Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SABERES CIRCENSES NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Beatriz Ruffo Lopes, Paula Carolina Teixeira Marroni, Antonio Carlos Monteiro de Miranda

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo do estudo foi relatar como se deu o processo de ensino nas disciplinas de circo da Universidade Estadual de Maringá durante o período de isolamento social. As discussões foram a partir dos ajustes para que a disciplina acontecesse com adaptações ao contexto remoto até a utilização de recursos como vídeos e convidados. Com toda dificuldade foi possível fazer ajustes e trabalhar os conteúdos, mas entendemos que se torna essencial a vivência prática desses estudantes em outro momento.

Referências


FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FULLAGAR, S.; PAVLIDIS, A. Thinking through the Disruptive Effects and Affects of the Coronavirus with Feminist New Materialism. Leisure Sciences, v. 43, n. 1–2, p. 152–159, 2021.
GONÇALVES, E. S. GONÇALVES, M. V. S; MARTINS, R.C.S; GONÇALVES E.C; O Mundo do Trabalho de Professoras Universitárias em Tempos de Crises Sanitária e Societal In: Diálogos críticos, volume 3: EAD, Atividades remotas e o ensino doméstico: cadê a escola? [recurso eletrônico] / UCHOA, A. M C; SENA, I. P.F. DE S.; GONÇALVES, M. V. SOrgs.) --Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
SILVA, E. Saberes Circenses: ensino/aprendizagem em movimentos e transformações. In: BORTOLETO, M. A. C. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiai: Fontoura, 2008. p. 189–210.
SILVA, E. O novo está em outro lugar. In Palco Giratório, 2011: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro; SESC, Departamento Nacional, 2011, pp. 12-21, 108p
SOARES, C. L. Imagens da Educação no Corpo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Texto completo: PDF