Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CONFIGURAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA COPA DO MUNDO DE 2014: UM DEBATE SOBRE O FUNDO PÚBLICO
pedro osmar flores de noronha figueiredo, Matheus Magalhães

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Esta pesquisa buscou debater o fundo público e o financiamento da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O financiamento ocorreu através do Orçamento Federal, de Gastos Tributários e de uma Matriz de Responsabilidade. Custou cerca de 39,8 bilhões de reais, demonstrando que o fundo público não é gerido de forma técnica e imparcial, estando sujeitos a interesses que não a da democratização do acesso ao esporte e lazer como direito
.
PALAVRAS-CHAVES: fundo público; financiamento; Copa 2014.

Referências


REFERÊNCIAS
ATHAYDE, P.; MASCARENHAS, F.; SALVADOR, E.. Primeiras aproximações de uma análise do financiamento da política nacional de esporte e lazer no Governo Lula. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, volume 37, jan./mar., 2015, p. 2-10.
BEHRING, E. Crise do capital, fundo público e valor. In: BOSCHETTI, I. R. et. al. (org.) Capitalismo em Crise, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.
BEHRING, E. Fundo público: um debate teórico estratégico e necessário. Comunicação Oral. XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XV ENPESS), Ribeirão Preto, 04 a 09 de dezembro de 2016.
BOSCHETTI, I. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais, CFESS, Brasília, 2009.
FIGUEIREDO, Pedro Osmar Flores de Noronha. O (não) direito ao esporte e lazer e a mercantilização do futebol: Copa para quem? Tese (Doutorado em Política Social), Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
MATIAS, W. B. ; ATHAYDE, P. F. A. ; HUNGARO, E. M. ; MASCARENHAS, F. A Lei de Incentivo Fiscal e o (não) direito ao esporte no Brasil. Movimento (Porto Alegre. Online), v. 21, p. 95-110, 2015.
MASCARENHAS, F. O orçamento do esporte: aspectos da atuação estatal de FHC a Dilma. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, p. 963-980, 2016.
SALVADOR, E. Fundo Público e o Financiamento das Políticas Sociais no Brasil. Serv. Soc. Rev., Londrina, vol. 14, n. 2, 2012.

Texto completo: PDF