Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO NARRATIVA
Marcio Luiz Borges Barbosa, Marcelle Cabral Volpasso, Alecsandro Matos da Silva, Luciana Fonseca Dias, Ravine Carvalho Pessanha Coelho da Silva, Valéria Nascimento Lebeis Pires

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa das produções científicas nacionais que abordam o tema imagem corporal e comportamentos de risco à saúde em acadêmicos de Educação Física em algumas instituições de ensino superior, pública e privada. Com o objetivo de fazer um levantamento das produções científicas que tratam sobre esse tema, foi realizada uma pesquisa no banco de dados on-line da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Portal de Periódicos Capes. Como critério de inclusão somente foram selecionados publicações que estavam no idioma Português, e que continham as palavras chaves Imagem Corporal, transtorno Alimentar e Educação Física, no título e/ou resumo. Conclui-se pela necessidade de mais estudos acerca do tema e a adoção por parte das instituições de ensino de programas voltados para a saúde física e psicológica desses acadêmicos.

Referências


BOSI, Maria Lúcia Magalhães et al. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de educação física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 57, n. 1, p. 28-33, 2008.

FRANK, Robson et al. Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 65, n. 2, p. 161-167, 2016.

GONÇALVES, Tatiane Dutra et al. Comportamento anoréxico e percepção corporal em universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 57, n. 3, p. 166- 170, 2008.

MELLO, Gabrielli Thais; RECH, Ricardo Rodrigo. Insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de educação física. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 6, n. 35, p. 4, 2012.

SOUSA, Otacélio Galber Mota et al. Preocupação com a imagem corporal em discentes do curso de Educação Física. Cinergis, v. 16, n. 4, 2015.

Texto completo: PDF