Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PIERRE BOURDIEU E GÊNERO: APROXIMAÇÕES NO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Brenda Rodrigues da Costa, Ricardo Lira de Rezende Neves

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar como o campo acadêmico-científico da Educação Física aproxima-se da teoria de Pierre Bourdieu, considerando a temática gênero entre 2016 e 2020. Trata-se de revisão sistemática da produção em periódicos da Educação Física. Os trabalhos analisados apontam que as relações sociais, que permeiam o campo esportivo, emergem e demarcam as desigualdades vivenciadas pelas mulheres em um espaço majoritariamente ocupado por homens.

Referências


BOAVENTURA, P. L. B.; VAZ, A. F. Corpos femininos em debate: ser mulher na ginástica rítmica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26005, fev. 2020. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/90272 >. Acesso em: 14 jun. 2021.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In : ORTIZ, R. Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983. p.46-81

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983. p.122-155

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989.

BRACHT, V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2 ed. Ijuí. Ed. Unijuí,2003.


BRASIL, M. R. et al. Os usos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu em periódicos científicos da área de Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. Vol 42, p 1-9, 2020. Disponível em . Acesso em: 14 de junho de 2021.

DEVIDE, F. P. Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer. In: WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (org). Gênero e sexualidade no esporte e na educação física [recurso eletrônico].. Natal: Edufrn, 2020. P. 91-106. Disponível em < http://www.cbce.org.br/item/genero-e-sexualidade-no-esporte-e-na-educacao-fisica---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce >. Acesso em 30 de março de 2021.

LAZZAROTTI FILHO, A. O modus operandi do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil. 2011. 95 f. Tese (Doutorado) – Centro de Desportos, Departamento de Educação Física, UFSC, Florianópolis/SC, 2011.

LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; MASCARENHAS, F. Transformações contemporâneas do campo acadêmico-científico da educação física no Brasil: novos habitus, modus operandi e objetos de disputa. Movimento. Porto Alegre, v.20, n. esp., p. 67-80, 2014.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MONTEIRO, I. C. et al. Mulheres de preto: trajetórias na arbitragem do futebol profissional. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-15, 2020. Disponível em < https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72680 >. Acesso em: 20 de março de 2021.

SILVA, F. D. et al. Memórias de Atenah: trajetórias de mulheres brasileiras na corrida de aventura. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26076, nov. 2020. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/100848 > . Acesso em: 14 jun. 2021.

Texto completo: PDF