Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GÊNERO E AS RELAÇÕES DE OPRESSÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Naanna Evangelista Agostinho Silva, Carla Chagas Ramalho, Mayra Ribeiro Santos

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O presente estudo terá como objetivo Identificar as opressões de gênero vividas pelas alunas de um curso de Educação Física licenciatura, numa Universidade pública no Norte de Minas Gerais, com o intuito de contribuir para a percepção sobre as relações de gênero das alunas deste curso e entender os diferentes tipos de comportamento nas relações de gênero dentro do ambiente universitário. A metodologia se baseará em uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, onde o instrumento utilizado será o questionário com perguntas objetivas e discursivas. No que tange aos resultados da pesquisa, irá se basear nas respostas do questionário e retirar as percepções, sensações e sentimentos em relação a opressão de gênero dentro deste contexto social.

Referências


CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: InVerso, 2015.

DE SOUZA FERREIRA, Amanda Cristina. Gênero e Relações de Opressão: breves reflexões. Gênero & Direito, Paraíba, v. 4, n. 1, 28 jun. 2015. Disponível em Acesso em 20 mar 2021.

FAURY, Mirian. Estudando as Questões de Gênero em Serviço Social. Revista Pro-Posições, vol. 14, n. 1 (40): Campinas, 2003.

MORGANTE, Mirela Marin; NADER, Maria Beatriz. O Patriarcado nos Estudos Feministas: um debate teórico. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: saberes e práticas teóricas, p. 01-10, jul./ago. 2014. Disponível em Acesso em 05 de abr 2021.

SANTOS, Silvana Mara de Morais dos; OLIVEIRA, Leidiane. Igualdade nas relações de gênero na sociedade do capital: limites, contradições e avanços. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 11-19, jan./jun. 2010. ISSN 1982-0259. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021.

Texto completo: PDF