Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O BONDE DO 5ºA, FUNK E “PASSINHO DOS MALOKA”: O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO EM QUATRO ATOS
Pedro Xavier Russo Bonetto

Última alteração: 2021-11-15

Resumo


O texto em questão apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida na Educação Física escolar na perspectiva pós-crítica do componente. A tematização se deu a partir do funk e da dança do passinho. Reconhecendo parte da cultura corporal dos estudantes, foram produzidas atividades de vivência das danças, com criação de letras, músicas e vídeos. Por meio de ações de problematização, demonstrou-se que a má fama e a dança com “passinhos” não são novidades para o funk.

Referências


BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G. Aleturgia do currículo cultural na educação física: experiências pedagógicas potencializadoras de subjetividades não-fascistas. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021032, 2021.

NEIRA, Marcos Garcia Educação física cultural: inspiração e prática pedagógica. - 1. ed. - Jundiaí [SP]: Paco, 2018.

Texto completo: PDF