Tamanho da fonte:
O PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA PREV-QUEDAS DURANTE A PANDEMIA
Última alteração: 2021-11-29
Resumo
O estudo visa relatar os meios de atuação do Programa Prev-Quedas durante o ano de 2020 devido à pandemia. Através da aplicação de um questionário, identificamos a possibilidade de fazer um podcast dando continuidade ao trabalho que era realizado no presencial e dando suporte ao público alvo de adultos e idosos. Entre desafios e limitações encontrados, o podcast tornou-se uma importante ferramenta pedagógica, compartilhando conhecimento de Promoção da Saúde e proporcionando a inclusão digital.
Referências
ALVES JUNIOR, E. D. Envelhecimento e Vida saudável, Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.
BARNASKI, M. R. O. et al. O uso das tecnologias em tempos de pandemia pelos idosos. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.
BRASIL. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). TIC DOMICÍLIOS, 2019. Disponível em: . Acesso em 30 de maio de 2021.
CHAGAS, L. J. V. et al. Cartografia da produção de podcasts universitários no contexto da pandemia. Radiofonias–Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 03, p.06-36. 2020.
LIMA, J. C. et al. Inclusão digital para idoso: possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemia. SEMOC-Semana de Mobilização Científica - Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020.
RODRIGUES, G. D.; ALVES JUNIOR, E. D.; SOARES, P.P.S. Fique ativo, fique em casa e fique seguro: o risco de quedas em idosos na quarentena do COVID-19. Geriatr. Gerontol Aging. 2020; 14(3): 216-217.
SANTOS, M; SCARABOTTO, S. C. A.; MATOS, E. L. M. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação. In: X Congresso Nacional De Educação–EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Curitiba. 2011.
BARNASKI, M. R. O. et al. O uso das tecnologias em tempos de pandemia pelos idosos. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.
BRASIL. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). TIC DOMICÍLIOS, 2019. Disponível em: . Acesso em 30 de maio de 2021.
CHAGAS, L. J. V. et al. Cartografia da produção de podcasts universitários no contexto da pandemia. Radiofonias–Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 03, p.06-36. 2020.
LIMA, J. C. et al. Inclusão digital para idoso: possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemia. SEMOC-Semana de Mobilização Científica - Envelhecimento em tempos de pandemias, 2020.
RODRIGUES, G. D.; ALVES JUNIOR, E. D.; SOARES, P.P.S. Fique ativo, fique em casa e fique seguro: o risco de quedas em idosos na quarentena do COVID-19. Geriatr. Gerontol Aging. 2020; 14(3): 216-217.
SANTOS, M; SCARABOTTO, S. C. A.; MATOS, E. L. M. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação. In: X Congresso Nacional De Educação–EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Curitiba. 2011.
Texto completo:
PDF