Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GÊNERO E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS DOMÍNIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Nelson Princival Junior, Gláucia Andreza Kronbauer

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Este estudo objetiva identificar as discussões sobre gênero e Educação Física escolar, tratadas nas produções acadêmicas contemporâneas. Foi realizada uma revisão de literatura a partir dos resumos do CONBRACE e do Fazendo Gênero. Elementos recorrentes nos textos como: ocupação dos espaços físicos; habilidades para as práticas corporais; e tipos de atividades, compuseram as categorias de análise. Os elementos discutidos afirmam a importância das discussões de gênero na Educação Física.

Referências


ALTMANN, H; FERNANDES, S. C. A educação esportiva de meninas na escola pública: contornos socioculturais. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória. In.: Anais... Vitória, 2015.

BEHMOIRAS, D. C; WIGGERS, I. D. Discriminação de gênero em aulas de Educação Física do ensino médio. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília. In.: Anais... Brasília, 2013.

FONTES, J. C. M. As relações de gênero que permeiam meninos e meninas nas práticas do futebol. In: 8º Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2008, Florianópolis. In.: Anais... Florianópolis, 2008.

LIMA, R. R. As relações de gênero no espaço da Educação Física escolar no município de PIO XII-MA. 2015. Folhas Dissertação (Mestrado) - Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Universidade Federal do Maranhã, 2015.

OLIVEIRA, K. L. d. Educação Física escolar e suas possíveis relações com as questões de gênero: um relato de experiência através de uma prática extensionista numa escola curitibana. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2019, Natal. In.: Anais... Natal, 2019.

OLIVEIRA, M. C. d; JAEGER, A. A. Representações de corpos e relações de gênero no ensino médio. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2019, Natal. In.: Anais... Natal, 2019.

RUSSONI, M. d. O; et al. Educação Física escolar: aula mista ou separada por gênero? In: 7º Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2006, Florianópolis. In.: Anais... Florianópolis, 2006.

SILVA, J. C. A. d; FERNANDES, B. C. F; CAMINHA, I. d. O. A Educação Física e os conflitos de gênero: uma possível união durante as aulas. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória. In.: Anais... Vitória, 2015.

UCHÔGA, L. R. Educação Física escolar e relações de gênero: Risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, área de concentração Educação Física e Sociedade, UNICAMP, Campinas, 2012.

UCHÔGA, L. A. R; ALTMANN, H. Sobre “aqueles que escapam”... Ou evidências da habilidade corporal como fator de inclusão/exclusão nas aulas de educação física escolar. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória. In.: Anais... Vitória, 2015.

VIANNA, J. A; SOUZA, S. M; REIS, K. P Bullying e gênero nas aulas de Educação Física. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília. In.: Anais... Brasília, 2013.

Texto completo: PDF