Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROJETO CRESCER NA ESCOLA: A TRAJETÓRIA ESPORTIVA DAS MENINAS DE BREVES – MARAJÓ – PARÁ
Ana Paula Siqueira da Ponte, Christiane Garcia Macedo, Roberta Sousa Mélo

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O estudo analisou trajetórias de meninas num projeto social esportivo atuante no município de Breves – Ilha do Marajó – Pará, buscando identificar as questões de gênero que marcam sua participação. Baseado na História Oral e nos Estudos de Gênero, utilizamos 23 entrevistas e o quebra-cabeças (ou puzzle), como metodologia de análise. Os resultados indicaram particularidades na participação das meninas no projeto, possibilitando ampliar a discussão sobre as construções de gênero no meio esportivo.

Referências


ALBERTI, V. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – (CPDOC) / FGV, 2000. 5 f.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE (UFRGS). Manual prático para esclarecimento de procedimentos básicos a serem realizados nas entrevistas. Porto Alegre, 2016.

GOELLNER, S. V. Feminismos, mulheres e esportes: questões epistemológicas sobre o fazer historiográfico. Movimento, v.13, n. 02, p.171-196, maio/agosto de 2007.

IBGE. Breve – Pará. Disponível em: . Acesso: 12 mai. 2021.

LOURO. G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PESAVENTO, S. J. História e História Cultural. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Texto completo: PDF