Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
VIOLÊNCIA E COMPETIÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DA ESCOLA
Juliana Trajano dos Santos, Roberto Ferreira dos Santos

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


A escola sofre com a violência. O presente estudo objetiva analisar como a violência e seus aspectos aparecem dentro das competições escolares, nas aulas de educação física de turmas de quinto ano do ensino fundamental I, tendo como parâmetro o gênero dos participantes. A pesquisa de qualitativa analisou competições de futebol e cabo de força. Os meninos foram mais violentos nas competições comparados com as meninas, devido a construção do padrão de masculinidade: agressiva, viril e violenta.

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Educação Física. MEC/SEF. 1997

ELIAS, N. Capítulo IV - Ensaio sobre o desporto e a violência. In: ELIAS, N.; DUNNING, E. Em busca da excitação. Lisboa: DIFEL, 1992

GOMES, L. H. B. O reflexo da violência e os impactos pós UPP no bairro da Vila Pauline e no conjunto Sítio do Livramento – Belford Roxo – RJ. 2017. Monografia ao curso de Licenciatura em Geografia – FEUDUC – Fundação Educacional Duque de Caxias, Duque de Caxias, 2017.

JORAND, M. F.; TRIANI, F. S.; MURAD, M.; SANTOS, R. F.; TELLES, S. C. C. A violência em categorias de base do futsal no Rio de Janeiro: um mergulho no universo dos pais e treinadores. Movimento. Porto Alegre, v. 25, Jan./Dez. 2019.

MINAYO, M. C. S.; SOUZA, E. R. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e ação coletiva. História, ciências e saúde. v. IV. n. 3. p. 513-531. nov. 1997 – fev. 1998.

REICHENHEIM, M. E.; SOUZA, E. R.; MORAES, C. L.; MELLO JORGE, M. H. P.; SILVA, C. M. F. P.; MINAYO, M. C. de S. Violência e lesões no Brasil: efeitos, avanços alcançados e desafios futuros. THE LANCET. 2011; 75-89

SANTOS, R. F.; MACHADO, S. Conceitos e categorias: Algumas ferramentas para pensarmos esportes. In: FARIA JUNIOR, A.; BENTO, J.; SANTOS, R. F.; BOSCHI, C.. Educação Física e Desporto – Relação Brasil Portugal. Instituto Casa da Educação Física: Belo Horizonte, 2014.

SOUZA, E. R. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciência e saúde coletiva. v.10. p. 59-70. Rio de Janeiro, 2005.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, Penso: 2016

Texto completo: PDF