Tamanho da fonte:
AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESCRIÇÃO DO ENSINO EM TRÊS UNIVERSIDADES SULAMERICANAS
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
Objetiva analisar que âmbitos da avaliação são ensinados na formação inicial em Educação Física de três universidades sul-americanas. De natureza exploratória, utiliza o método comparativo como abordagem teórico-metodológica. São ofertadas 144 disciplinas nas três instituições, duas delas são específicas de avaliação e as outras 13 mencionam o ensino da mesma. Grande parte das disciplinas visam a avaliação como produto final do processo de ensino-aprendizagem.
Referências
ANDRÈS, J. M. La evaluación educativa, su práctica y otras metáforas. 2000.
BLOCH, M. Para uma história comparada das sociedades europeias. In.: BLOCH, M. História e historiadores. Lisboa: Teorema, p. 119-150, 1998.
ARREDONDO, S. C.; DIAGO, J. C. Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Madrid: Pearson Educación, 2010.
GALLARDO-FUENTES, F. J.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; CARTER TRUILLIER, B. ¿Hay Evaluación formativa y compartida en la formación inicial del profesorado en Chile? percepción de alumnado, professorado y egresados de una universidad Psychology, Society, & Education, Amsterdã, v. 9, n. 2, p. 227-238, 2017.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
PAULA, S. C. de et al. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 802-830, set./dez. 2018.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARNI, M. et al. La evaluación del aprendizaje en educación física: aportes surgidos. In: SANTOS, W. dos. (org.). Avaliação na educação física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha. Curitiba: Appris Editora, 2018.
BLOCH, M. Para uma história comparada das sociedades europeias. In.: BLOCH, M. História e historiadores. Lisboa: Teorema, p. 119-150, 1998.
ARREDONDO, S. C.; DIAGO, J. C. Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Madrid: Pearson Educación, 2010.
GALLARDO-FUENTES, F. J.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; CARTER TRUILLIER, B. ¿Hay Evaluación formativa y compartida en la formación inicial del profesorado en Chile? percepción de alumnado, professorado y egresados de una universidad Psychology, Society, & Education, Amsterdã, v. 9, n. 2, p. 227-238, 2017.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
PAULA, S. C. de et al. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 802-830, set./dez. 2018.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARNI, M. et al. La evaluación del aprendizaje en educación física: aportes surgidos. In: SANTOS, W. dos. (org.). Avaliação na educação física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha. Curitiba: Appris Editora, 2018.
Texto completo:
PDF