Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
JOGOS ESCOLARES E RENDIMENTO ESPORTIVO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AMANDA RAQUEL RODRIGUES PESSOA, JUCIEL DE ARAÚJO LIMA, Alvaro Rego Millen Neto

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Discute a percepção do professor de Educação Física sobre os jogos escolares na relação com o rendimento esportivo. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. Sete professores participaram realizando uma entrevista semiestruturada. Os docentes reconhecem o predomínio do esporte de rendimento nos jogos escolares e não se identificam como técnico de modalidades. Revela-se uma relação tensional entre os objetivos educacionais e o processo esportivo hegemônico na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos escolares; Rendimento esportivo; Percepção docente.

Referências


ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio de. Dilemas da prática pedagógica no trato com o jogo e o esporte. In: Anais do XIV CONBRACE. Porto Alegre, 2005.

BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle. VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/agosto de 2003.

BRACHT, Valter. Aprendizagem social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.

________. Cultura Corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JUNIOR, Marcílio (Org.) Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e propostas pedagógicas. Recife: Edupe, 2005.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Editora UFPR.

FRIZZO, Giovanni. Os jogos escolares como mecanismos de manutenção e eliminação: uma crítica à lógica esportiva na escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 163-180, out/dez de 2013.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 8ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2014.

LOVISOLO, Hugo. Mediação: esporte rendimento e esporte da escola. Revista Movimento, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTIN, Silvino. Esporte educacional: esporte na escola e esporte da escola. In: Anais do XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pelotas: RS, 2007.

VAGO, Tarcísio Mauro. (1996, p. 9) O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, v. 3, n. 5, 1996.

Texto completo: PDF