Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESQUIZO-EXPERIMENTAÇÕES COM A PERSPECTIVA CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Pedro Xavier Russo Bonetto, Rubens Antônio Gurgel Vieira

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


O texto apresenta uma inclinação teórico-metodológica denominada esquizo-experimentação. Constitui-se enquanto operador metodológico de intervenção em práticas pedagógicas, em especial na elaboração de currículos de Educação Física na perspectiva cultural, a partir de conceitos e preocupações advindas da filosofia da diferença, tais como: discurso, agenciamento, engendramentos de poder, subjetividade, controle e desejo.

Referências


BONETTO, P. X. R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire e fórmula. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2016.

CARVALHO, A. F. de. Da semiótica capitalista à estética esquizopolítica: Guattari e o lugar da invenção de si mesmo na microrrevolução do desejo. Prometeu, a. 11, n. 26, janeiro- Abril/2018.

CARVALHO, A. F. d. GALLO, S. Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 622–641, 2017.

CORAZZA, S. M. Didática-artista da tradução: transcrições. Mutatis Mutandis, Cidade, Vol. 6, n. 1, agosto, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal. São Paulo: Phorte, 2006.

_________. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

RIBEIRO, C. R. O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação. Educação Unisinos, v.20, p.68-75, janeiro/abril 2016.

Texto completo: PDF