Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ábia Lima França, Raiane de Carvalho Silva, Rafael Baptista dos Santos Silva

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O presente trabalho reflete as experiências pedagógicas no Estágio Supervisionado em Educação Física I no contexto do ensino remoto. Optamos pela pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Esse relato trata dos desafios e possibilidades do estágio na formação docente. Podemos dizer que aprendemos a utilizar melhor as tecnologias digitais, superamos os desafios do ensino remoto com dedicação, trocamos experiências e avançamos nas discussões e reflexões em torno da Educação Física no âmbito escolar.

Referências


ALMEIDA, F. F. V.; MOREIRA, E. C. Contribuições da disciplina de estágio supervisionado de um Curso de Licenciatura em Educação Física: a percepção discente. Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 10, n. 2, p. 133-153, maio/ago. 2012.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília, DF, 2018.

LEIRO, A. C. R.; ARAÚJO, A. C.; SOUZA, D. Q. O. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, S.; LARA, L.; ATHAIDE, P. (Orgs.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas. Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal: EdUFRN, 2020, p. 57-74.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES JUNIOR, L.; RAMOS, G. N. S. A prática de ensino e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física. Revista da Unicastelo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 13-15, 1998.

MOLETTA, A. F. et al. Momentos marcantes do estágio curricular supervisionado na formação de professores de Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 619-955. jul./set. 2013.

O ENSINO Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, [S. l.], p. 1-1, 6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 27 abr. 2021.

Texto completo: PDF